Os adultos podem influenciar os comportamentos alimentares das crianças pelos alimentos que oferecem, os comportamentos que modelam e suas interações sociais com as crianças no lanche e nas refeições. Sentar-se com as crianças e comer os mesmos alimentos em um jantar familiar oferece uma oportunidade de estimular a curiosidade e o interesse das crianças em provar e experimentar uma grande variedade de alimentos saudáveis.

Comer é uma atividade natural e prazerosa que atende às necessidades energéticas/nutricionais e desempenha um papel carregando a nossa história, experiência e a conexão com a cultura e natureza. Faz tempo que perdemos essa naturalidade ao comer e nos cercamos da obsessão pelo comer perfeito e em busca do corpo perfeito. Hoje os temperos mais utilizados para comida é culpa e autocrítica. Um dos antídotos para todo esse sofrimento é Mindful Eating (que pode ser traduzido para o português como comer consciente, alimentação consciente ou comer com atenção plena) consiste é uma habilidade inata que todos temos, mas que perdemos com tantas dietas e regras sobre a comida. A boa notícia é que você pode treinar para acessar novamente essa habilidade de comer consciente indo em direção a paz com a comida o corpo.

Comer com a atenção necessária para notar os sinais que o corpo envia e para realmente se dar permissão para apreciar a comida.
Como você pode ver, comer com atenção é muito mais do que "comer devagar, sem distração". Embora essa seja certamente uma parte importante, na Pleninos sabemos que a alimentação consciente não se trata apenas do QUE comemos, mas também COMO comemos e COMO ESTAMOS, em outras palavras, quais são os sentimentos, pensamentos e sensações do corpo que estão presente quando começamos a comer.

Não importa a idade ou estágio em que você ou seu filho estão, a Pleniños pode ajudar toda a família a desenvolver um relacionamento leve com os alimentos. Sabemos que uma relação saudável com a comida é a chave para uma boa saúde e envolve a autorregulação da alimentação e o desenvolvimento da visão instrumental do corpo. A luta com a comida pode começar na infância e levar um comer exigente e sofrimento durante toda a vida. A alimentação consciente é uma habilidade que ajuda as crianças a desenvolverem uma conexão mais profunda com os alimentos e propicia hábitos saudáveis ​​e duradouros. Incentiva as crianças a se concentrarem no presente - percebendo pensamentos, sentimentos e sensações físicas. A partir dessa consciência as crianças aprendem a reconhecer os sinais de fome e saciedade, desacelerando o comer, digerir melhor e desfrutando plenamente dos lanches ou refeições!
E tudo isso começa quando você pai ou mãe escolhe trazer mais atenção gentil para seu relacionamento com a comida e o corpo.

Para conduzir esse projeto contamos com a Léa Martinelli e com a professora de Mindful Eating, nutricionista e Diretora do Centro Brasileiro de Mindful Eating, Driele Quinhoneiro.

Por onde começar?

Faça nosso curso de 4 semanas de Mindful Eating.

Juntos vamos desenvolver recursos e habilidades para:
Reconhecer os impactos da mentalidade de dieta.
Começar a comer com atenção plena.
Reconhecer a fome e a saciedade no corpo Notar o impacto dos pensamentos nas minhas decisões alimentares.
Lidar com as emoções sem a utilizar comida.

Semana 1

Experimentando Mindfulness e Mindful Eating

Semana 2

O Básico do Minful Eating

Semana 3

Como Pensamentos e Sensações do Corpo impactam na relação com a comida?

Semana 4

Do que realmente (realmente mesmo) temos fome: lidando com nossas várias necessidades. Curso de 4 semanas baseado no Coração do Mindful Eating (desenvolvido por PhD Lynn Rossy e Centro Brasileiro de Mindful Eating).